segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"Não diga alô, diga fala Garotinho!"

O blogueiro confessa que no último sábado, ainda no táxi, já com Bibica e Pedrinho, também pediu ao amigo Aldo para sintonizar no programa de Garotinho. Já em casa, enquanto brincava com os babies, deixei o rádio ligado e continuei a ouvir o programa. Acabo de ler repercussão deste programa nos conceituados blogs de Roberto Moraes e Ricardo André. Hoje, o discurso do ex-governador e comunicador reverbera em entrevista que ocupa toda a página de política do jornal local que já teve sua esposa como Diretora Comercial.
Eu já não alimento há algum tempo qualquer ilusão com relação ao político Garotinho. Mesmo na ocasião em que votei com ele para Governador, intimamente tinha lá meu "pé atrás". Militante classificado de "animal político" por alguns amigos, exagerei na convicção manifestada publicamente, acho que numa tentativa de me convencer a cada dia do acerto de nossa decisão. Fui cobrado e criticado por pessoas muito próximas na época. Deu no que deu!
Hoje, é dramático perceber que, sem qualquer alternativa de "terceira via" - com a adesão de PT e PSDB locais ao Executivo municipal - caiu no seu colo o papel de arauto da "ética" e do combate à corrupção cujos indícios pululam na Prefeitura. E convenhamos, Garotinho é um craque na comunicação com o povão. O rádio é seu grander aliado! Por um momento, brincando com meus filhos, minha mente voltou no tempo, há 25 anos, na mesma casa da Joaquim Sales, onde diariamente minha mãe ouvia o Show do Garotinho. Diga-se de passagem, a frequencia do rádio mudava constantemente, mas Dona Regina era fiel ao "menino da Lapa". Lembro de um dia em que ela e minha irmã Carla - de apenas cinco anos - chegaram exultantes a casa pois haviam encontrado no Centro com o então candidato a vereador pelo PT. Como não poderia deixar de ser, o político nato fez festa para a eleitora e sua filhinha, que ganhou até beijo. Hoje, minha mãe não leva mais fé em Garotinho. Professora escaldada por oito anos de descaso do casal Garotinho e cidadã indignada com a política e desiludida com os métodos do grupo que atua na prefeitura local há quase vinte anos, ela não ouve mais o programa. Mas eu, que ouvi o Programa atento a sutilezas da política, vi um Garotinho firme e determinado - logo perigoso - como sempre. Seu carisma na interatividade com os ouvintes, suas tiradas e quadros caricatos mas marcantes como o Zé do Povo, parecem eficientes em sua nova cruzada. Até a pesquisa tem forte apelo popular: "por que os casmentos de hoje não duram?" E o velho bordão intenciona testar a audiência: "Não diga alô, diga fala Garotinho!"
E Garotinho fala, muito... Sem responsabilidade, mas com objetivos firmes e metas bem definidas. Ainda é cedo para avaliar suas chances. Arnaldo Vianna é um campeão de votos, tem muito carisma e também tem lá suas manhas. Enquanto Garotinho bate impiedosamente, ele vai pras cordas, ganha tempo e assume o papel de vítima, aparentemente ileso! Garotinho mantém sua ofensiva, bandeira do Brasil em punho, nas ruas, sempre obstinado, realmente não sei quais são suas chances... mas deixaram ele voltar pra briga!

FOTO: Manchete FM.

Nenhum comentário: