sexta-feira, 13 de março de 2009

Com a palavra, o (a) leitor(a) "anônimo"(a)

O blog tem recebido críticas com relação à moderação.
Esclarecemos mais uma vez que os critérios utilizados são dois:

1) A citação de pessoas ou fatos, com denúncias e afirmações que o blog não pode comprovar. Considerando o fato que somos juridicanmente responsáveis pelo que publicamos;

2) A pertinência do comentário com relação ao post ao qual se refere. Muitas das vezes o comentarista expõe no último post comentários que carecem de sentido por nada ter a ver com o assunto em pauta.

Esse foi o caso do comentário à seguir, postado anonimamente - como a maioria deles - no último domingo (08/03) sobre a polêmica da dívida da Prefeitura de Campos com a operadora Oi, que foi pauta da imprensa local ao longo da semana. Assim, como é comum na lógica da blogosfera, rica pela interatividade, o leitor furou o blogueiro, que não havia pautado o assunto e tampouco compreendeu de imediato o comentário.
Fica o registro da bronca do leitor, não tão extemporâneo visto que a polêmica entre o ex-secretário de comunicação e os menbros do atual governo segue sem clareza de responsabilidades, ao menos para mim:

Somos os otários de quem desta vez?
Do Roberto Barbosa ou do Carlos Cunha?
Ou a culpa é de Rosinha e tudo isso aí é só um teatrinho pra enganar trouxas?
Espero sinceramente que este governo leve a sério de verdade as denuncia e que a justiça faça o seu papel condenando os culpados a devolverem tudo e mandar pra cadeia para servirem de exemplo, correspondendo com os anseios dos cidadãos de Campos dos Goytacazes.


O blog esclarece ainda que a grande maioria dos comentários recebidos é liberada, visto que valorizamos a interatividade com o leitor e buscamos assimilar com humildade as críticas recebidas.

5 comentários:

Danielle Manhães disse...

Fabinho,
Concordo com vc em gênero, número e grau.

"Comentários do cotidiano" é um blog extremamente coerente e democrático. E sempre manteve uma linha sensata e transparente.

Se pelo menos os comentários viessem de acordo com essas características citadas acima... Tudo bem!

O que não dá pra engolir é essa imposição de "liberdade de expressão" que um anônimo qualquer insiste em achar que tem direito.

O que não falta por aí, é gente sem noção, que tentam fazer desse espaço, um meio de comunicação extremamente ativo nos dias de hoje, um verdadeiro parque de diversão onde se pode fazer o que quiser. Utilizam de forma errada, muitas vezes tendenciosa, sem nenhuma responsabilidade.

Podem até perguntar: E o livre arbítrio? Onde fica?
Fica para aqueles que se identificam e assumem o que escrevem.

Continue assim, não é por causa da intransigência de uma minoria de “mascarados” que você vai perder sua essência.


Bjs!


=)

Anônimo disse...

Caro Fábio, por gentileza, qual é a diferença entre ser
"anônimo" e " °•~ ∂ąnnι °•~ " ?

Esse pseudônimo que ninguém sabe qual é o perfil...

Na década de 80(faz tempo), numa palestra na UERJ; perguntei ao palestrante(Jorge Amado)o que ele achava da censura.

O escritor baiano disse que era um absurdo(aplausos), que ele entendia a vida igual ao amigo Sartre:"O homem está condenado à liberdade"(aplausos).

Eu, novamente, perguntei-lhe:

Então por que o senhor proíbe o seu livro "O Mundo da Paz - União Soviética e Democracias Populares"? Detalhe: até hoje(2009) o citado livro é proibido.

Qualquer um (no mundo democrático) se diz contra a censura, porém na primeira oportunidade(basta se sentir ameaçado nas suas idéias)utiliza os mesmos instrumentos opressores - foi assim que aprendeu - e ainda procura justificativas: racionalização(Freud).

Depois da minha pergunta, Jorge Amado começou a brincar e o microfone não me foi mais oferecido. De uma maneira ou outra, todo o mundo tira o microfone de alguém! O triste é quando temos oportunidade de fazer o contrário e atuamos da mesma maneira.
O seu blog, caro Fábio, como qualquer manifestação midiática, deve ser analisado através de três sensos. São eles:

a) Senso estético: o seu espaço virtual é bem apresentado, objetiva sempre motivar(visualmente) a leitura. Parabéns!

b)Senso psicológico: a sua página na internet procura apresentar variado leque de assunto para que todos os perfis se sintam inclusos. Congratulações!

c) Senso sociológico: o seu diário online carece de uma postura mais clássica; ficar acima de sua idéia de mundo. Infelizmente, você não aceita críticas. Lastimável!


Na prática: já escrevi inúmeros textos questionando atitudes do governo municipal, não se tratava de “denúncias e afirmações que o blog não pode comprovar”. Entretanto, você não publicou. Foram inúmeros(questionamento sobre a aprovação automática, as pendências jurídicas de membros do mencionado governo etc.)

Ser democrático plenamente é muito difícil, pois a nossa formação é castradora!

Já é muito tarde para sairmos à procura de todos os textos que foram bloqueados por ti, meu caro Fábio. Entretanto, outros virão; desejo que a sua postura mude. Pense nos textos que a Imprensa, de modo geral, proíbe. Isso odioso!

Você pode agir diferente! Não é fácil! Porém, se você, que se preparou intelectualmente para ter uma visão mais plural e diversificada age assim, como cobrar da sociedade(mídia, colegas de trabalho, alunos, entre outros) uma postura mais democrática?
Atenciosamente, Um anônimo.

P.S. A nossa sociedade– em sua maioria – é formada por anônimos e é por eles que devemos lutar. Anônimas: são aquelas pessoas que são colocadas fora, à margem da sociedade, como senão pertencessem à sociedade, quando na verdade são parte, às vezes a maior parte dessa sociedade.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Para começar, eu mais que ninguém sei o que você deve passar diante do cargo que ocupa: presidente do SEPE.

Vejo sua atitude como uma atitude corajosa, haja vista sofrer pressão de tudo quanto é lado.

Concordo com um anonimato onde verdades são ditas e é preciso preservar o autor das "verdades", Mas na blogosfera, este caso é raro.

Parabéns Fábio, por esta atitude madura. Nem muitos te compreendem agora, mas te compreenderão amanhã.

rosângela

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Um olhar mais atento sobre a blogosfera campista revela que Danni não é um "pseudônimo que ninguém sabe qual é o perfil..."

A comentarista em questão, tem formação em letras, estuda psicologia e mantém um interessante e poético blog na rede, o "No limite das palavras" - vide links à direita - onde sua personalidade se revela, ao menos parcialmente, mas certamente de forma sincera e transparente.

Agradeço todas as considerações sobre o bloguinho aqui registradas e aproveito para ressalvar que a figura do Presidente não mais existe na estrutura de direção do SEPE há alguns anos. Até agosto, sou apenas um dos 10 diretores que atualmente respondem pelo núcleo local do sindicato.
Obrigado.

Anônimo disse...

Fábio,
Sódá gente querendo blogar no blog do outro.Siga em frente com seu critério ètico.