sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vergonha!

Coube ao Senhor Delair Dumbrosck, presidente em exercício, ser o porta-voz de uma das mais vergonhosas declarações da gloriosa história do Clube de Regatas do Flamengo.
Este senhor admitiu ontem que o clube abre mão da mais antiga e sólida parceria do futebol brasileiro, rompendo contrato de patrocínio de mais de 25 anos com a Petrobrás.
E por que? Por que a proposta da petrolífera não foi vantajosa? Por que não havia interesse da mesma em renovar o contrato? Encontraram uma proposta melhor de empresa com presença tão firme quanto ela no mercado?
Não. Simplesmente porque o Senhor Presidente reconheceu descaradamente que o Flamengo não conseguiu, não consegue e pelo visto não pretende conseguir honrar seus compromissos com o fisco e garantir direitos trabalhistas de seus funcionários, dentre outras obrigações para com a União.
No mesmo dia, talvez sem saber da notícia, o meia Felipe Melo, prata da casa e atual titular da seleção brasileira - autor de um dos gols na partida de quarta contra o Peru - fez a seguinte declaração:

"A administração do Flamengo é amadora. Pergunte ao Zico, que é uma pessoa séria e do bem, se ele seria técnico ou presidente do Flamengo com a gestão que lá está."

É isso. O clube de maior torcida do mundo deixa escapar sem qualquer bônus os muitos craques que forma por uma incapacidade crônica de se planejar, cumprir suas obrigações e lucrar. E abre mão de um patrocínio que deve ser invejado pelos outros 19 clubes da série A, numa confissão pública de culpa e de má fé.
Algo tão vergonhoso, que não deveria ter sido anunciado pelo Senhor Delair - não que ele não tenha responsabilidade nisso tudo - mas pelo maior símbolo da incompetência e dos vícios na gestão do mais querido: Kleber Leite. Só não concordo com Felipe Melo de que se trate de amadorismo. Para sonegar, promover negócios pouco transparentes e ter lucro em seus empreendimentos particulares - muitos deles no mercado da bola - eles são muito "profissionais"!
No domingo, o Fla vai a campo, após 25 anos, com a chamada "camisa limpa". Confesso que prefiro assim, mas as logos do óleo Lubrax e da BR distribuidora já estavam assimiladas ao visual do manto sagrado. Vai ser duro conviver com logomarcas coloridas de biscoitos, laticínios, eletrônicos ou operadoras de telefonia - opções da hora. Marcas que nem mesmo têm o apelo nacionalista da Petrobrás. Vai ser um horror. Como sou um romantico cuja camiseta preferida na coleção é uma recém adquirida réplica da mítica papagaio-de-vintém, convoco os rubro-negros a adererirem à onda retrô e rejeitarem essas excrecências que hão de poluir visualmente nossa tradição. Pela manutenção das "camisas limpas", ao menos nas arquibancadas!!!


Leia a nota oficial emitida na noite de ontem sobre a pouca vergonha da diretoria rubro-negra.
"Conforme anunciado hoje (quinta-feira) pelo Clube de Regatas do Flamengo, o contrato de patrocínio com a Petrobras não terá continuidade em 2009.
Como sempre foi do conhecimento do Flamengo em todos esses anos de parceria, durante toda a negociação foi colocada a necessidade de regularização fiscal do clube, exigência esta da legislação brasileira para todos os patrocinados pela Petrobras ou demais instituições federais.
A Petrobras foi pega de surpresa pelo anúncio feito pelo Flamengo, já que, como acordado, estava aguardando a regularização fiscal do clube para efetivar o novo contrato, que teria a validade de um ano a partir da data de sua assinatura.
A Petrobras lamenta o ocorrido e destaca a satisfação de ter realizado a mais longa parceria do esporte mundial".

Um comentário:

Raskolnikov disse...

Dicas: L. M. Wisnik: "Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil" (Cia das Letras); e de F. Foer: "Como o Futebol Explica o Mundo" (Zahar).