segunda-feira, 25 de maio de 2009

Em defesa da PETROBRÁS

Do sítio da FUP:
Os petroleiros e movimentos sociais do Rio Grande do Norte realizam na terça-feira, 26, pela manhã, um ato público na sede da Petrobrás, em Natal, em defesa da estatal e por mudanças na Lei do Petróleo. O Sindipetro-RN, MST, CUT, CTB, FUP, entre outras entidades, repetirão em Natal o abraço público à Petrobrás, reunindo no ato estudantes, trabalhadores, militantes sociais e a população em geral, como ocorreu no Rio de Janeiro, no último dia 21.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que temem os cordeirinhos da PETROBRAS?
Fiquem tranquilos com Renan, Collor e Sarnei esta CPI não sai do lugar.
Que alianças políticas o PT arranjou, dadas as devidas diferenças, me faz lembrar Campos.
Abraço, professor.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro(a) Anônimo(a),
Não posso retribuir o afeto sob pena de não ser sincero, visto que não me permite identifica-lo(a).
Creia, não há qualquer partido, qualquer mesmo que governe sem alianças no Congresso. Salvo em caso de perspectiva golpista! Concordo que a história das "lideranças" parlamentares citadas por vc não é das que inspirem muita confiança. mas é do jogo democrático. Todos foram eleitos... É trabalhar para que possamos melhorar a qualidade do Congresso...

Com relação as "devidas [enormes] diferenças" no que se refere à nossa infeliz cidade, não vejo nada que faça lembrar uma coisa à outra. Por aqui os conservadores, os populistas e os ineptos, com toda sorte de vícios que produzem, estão há décadas no poder. No plano nacional o PT faz a diferença e faz história deslocando os atores citados por vc para função acessória, ainda que continuem a ser indesejáveis para o avanço dos valores republicanos. Mas, como já disse, é ao processo histórico e democrático que caberá o aperfeiçoamento das instituições.

Quanto a Petrobrás, não creio que lá haja "cordeirinhos". É uma empresa de ponta, que orgulha aos brasileiros e tem um peso fundamental na economia nacional. Há várias instâncias jurídicas e de fiscalização que podem encaminhar e tratar eventuais denúncias em sua gestão. CPI precisa ter foco, razão justificada. Não é o caso dessa CPI da Petrobrás, politiqueira e casuísta.