quarta-feira, 1 de julho de 2009

Hipocrisia

Não é o caso desse blog fazer a defesa do Senador Sarney. Até mesmo pelas diferenças entre a cultura política por ele representada e a que cultivamos aqui.
Contudo, a responsabilidade e a moderação com que encaramos hoje a política, apoiando e comprometidos com o projeto de transformação em curso a partir do governo LULA, também nos distingue da posição do PSol, que, entretanto, consideramos legítima e coerente.
Inaceitável é a postura da oposição de direita - sobretudo dos "Demo", historicamente ligados à trajetória política do Senador, fundador do PFL, e que o apoiaram na última eleição para a presidência da Casa - e até mesmo do PDT, com relação às denúncias envolvendo a gestão do Senado. Fica até parecendo que práticas semelhantes às ora investigadas no Congresso nunca caracterizaram gestões destes partidos e de tucanos em governos e prefeituras ou em Legislativos locais e estaduais pelo Brasil afora. Nem precisa ir muito longe.

3 comentários:

Gustavo Carvalho disse...

Essa novela do senado não é de natureza moralizadora, apesar da tradição patrimonialista dos sarneys (o que não é algo novo), ela tem um objetivo claro: colocar uma cunha no pmdb da base pró-Dilma! É uma evidente antecipação da disputa eleitoral, com os demos e tucanos (fiadores da eleição de Sarney e do retorno de Renan Calheiros ao comando efetivo) abrindo espaço para o Marconi Perillo (psdb) assumir a presidência do senado em pleno período eleitoral. O PT tem que adotar uma posição madura e consciente.

Anônimo disse...

Tão sábio politicamente, tão experiente, José Sarney cometeu um enorme erro estratégico ao soltar nota dizendo-se alvo de uma "campanha midiática" e da sanha oposicionista só por ser aliado do governo e de Lula.

Soou falso, quase uma piada. E teve um efeito bumerangue. Sarney não ganhou os governistas, mas perdeu de vez os oposicionistas. Não conquistou um único apoio ou voto nas esquerdas ou mesmo no PT, mas chutou sua principal escora de sustentação: o DEM.

Gustavo Carvalho disse...

O anônimo de cima não disse, mas deveria: texto da articulista da F. de S. Paulo Eliane Catanhêde!
Feio mui feio