sábado, 4 de julho de 2009

Legislativo e controle social

O excelente artigo do cientista político Renato Barreto publicado aqui hoje é elucidativo para uma reflexão sobre o contexto político local e o movimento desencadeado pela iniciativa do professor Hamilton Garcia da UENF no sentido de mobilizar a sociedade civil para a prática do controle social.
O texto de nosso colaborador analisa o modus operandi uniforme das Câmaras de Vereadores pelo Brasil afora, aponta o ajuste do Legislativo local à lógica descrita e revela o quanto a prática característica ao sistema político-eleitoral brasileiro afasta este poder do controle e fiscalização sobre os executivos locais. Assim, a regra é a abdicação de atribuições fundamentais que deveriam caracterizar a representação delegada pelos eleitores, em favor de favores e mediações de intereses privados.
Confira abaixo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querido companheiro, gostaria de convida-lo a participar do meu BLOG.
http://oidosotemvozevez.blog.sport.com
Ficarei muito feliz em recebe-lo.
Um grande abraço da eterna amiga.
Fátima Beyruth

Anônimo disse...

RENATO BARBOSA GOMES (PT)é omisso...

Fábio, não tenha receio de um anônimo; não negue a origem do teu nome.

Fábio: Significa plantador de favas e indica uma pessoa com facilidade de comunicação. Adora conversar, até com desconhecidos, e se sai bem em atividades que exijam contato pessoal e direto, como vendas, relações públicas e entrevistas.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro (a)? Anônimo(a),

Não se trata de receio. E, apesar de nada entender de "vendas" e nem sempre acertar com "relações públicas", realmente tenho facilidade em contatos pessoais.
Mas com anônimos(as) há de se ter prudência. Afinal ele(a) tem a vantagem de identificar o interlocutor, que é responsável pelo que diz. Duas "vantagens" sobre o blogueiro.
Ademais, Renato é bastante capaz de responder por ele...