quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Governabilidade" e loteamento das escolas

Na segunda-feira fiz daqui uma fraterna provocação a minha amiga Joilza Rangel, que assume a SMEC a meu juízo em momento desfavorável, tendo de enfrentar a maioria dos problemas lá instalados há tempos e que não foram adequadamente enfrentados até aqui pela atual gestão.
O descompasso entre o ritmo do blog - refreado por diversos compromissos cotidianos que não permitem dedicar o tempo desejado a este mundo virtual - e a tempestade de idéias que constantemente acomete deste blogueiro retardou este post, mas creio que o assunto continua atual apesar de muito já haver sido dito sobre ele.
Não ignoro a habilidade da Professora Joilza Rangel e sua capacidade de gestão. Mas tenho informações de que, para além das razões oficialmente divulgadas como justificativa para o afastamento da professora Auxiliadora Freitas - a quem desejamos muita saúde - houve uma insatisfação desta com a arrogância de Vereadores locais na sanha de indicar diretoras para escolas da rede municipal.
Na raiz da crise que derrubou Auxiliadora estaria a reunião de cinco Vereadores campistas com Sérgio Cabral, articulada pelo Dr. Abdu Neme. A propósito, dos cinco parlamentares que estiveram no encontro, quatro - o próprio Dr. Abdu(PSB), Rogério Matoso(PPS), Dr. Dante(PDT) e Marcos Bacelar (PTdoB) - votaram com o Vereador Renato Barbosa(PT), que propôs indicação da Câmara à Prefeita no sentido da eleição direta para as direções das escolas da rede municipal. Aparentemente, os outros Vereadores locais estão dispostos a transformar as escolas em currais eleitorais, com a indicação de diretoras. Frente a articulação de parcela da Câmara com Cabral, candidato a reeleição, Garotinho, pré-candidato a sua sucessão, teria articulado pessoalmente com a maioria que Rosinha detém na Casa, no sentido de consolidar esta condição, incluindo no seu "saco de bondades" o loteamento dos cargos de direção de escolas da rede municipal.
Essa é uma hipótese grave e um desafio para Joilza: pôr ordem na casa com a autonomia ameçada pelos interesses eleitoreiros da "brava" Câmara de Campos. Boa sorte!

Nenhum comentário: