sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"O feitiço virou"

Nota da Federação dos bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sobre o incidente envolvendo a arbitrária e injusta prisão de Rafanele Alves, presidente do Sindicato dos bancários de Campos, na terça-feira.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Campos, Rafanele Alves, passou de réu a vítima em apenas algumas horas. Preso por policiais militares na manhã de terça-feira (29), o dirigente foi assessorado por advogados da direção da OAB local, que comprovaram sua inocência. As queixas de agressão que pesavam sobre ele foram retiradas e foram registradas reclamações contra o gerente-geral da agência Centro do Bradesco, Sérgio Ricardo Soares Fernandes e contra o Cabo Jean. O gerente da agência ainda passou pelo constrangimento de ser conduzido à delegacia para prestar depoimento dentro de uma viatura policial.
A medida foi necessária porque o gestor, seguindo orientação da diretoria regional do banco, recusou-se a ir até a delegacia para registrar seu depoimento. A delegada, então, ordenou que os policiais o conduzissem ao distrito policial (foto). O gestor acabou sendo autuado por perturbação da ordem pública, por ter chamado a PM para abrir uma agência que não tinha condições de funcionar para atendimento ao público, já que não havia funcionários suficientes dentro da unidade.
Contra o Cabo Jean, que agrediu Rafanele quando ele já estava dominado, seguro por dois outros PMS, a delegada abriu queixa-crime por lesão corporal.

Na terça-feira, no final do dia, houve uma manifestação em frente à unidade, para evitar que funcionários entrassem para trabalhar depois da desmobilização dos piquetes. Com o fim de horário de atendimento bancário, dirigentes e bancários de base se concentraram em frente à agência. Durante toda a quarta-feira a unidade ficou fechada e nenhum funcionário entrou para trabalhar. O Sindicato montou um plantão que monitora a entrada e a saída de funcionários, ao mesmo tempo em que denuncia à população as práticas antissindicais do Bradesco. A manifestação contou com a já famosa Vaca Valio$a, que acompanha muitas atividades e com uma caixão com a fotografia do gerente.

Nenhum comentário: