segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Polêmica.

O Blog vai arriscar meter a mão em um vespeiro! Há pelo menos uma semana o assunto me irrita, mas espero uma intervenção mais enérgica do Vaticano, já que a CNBB parece apoiar o absurdo protagonizado pelo bispo de Barra (BA) Dom Luiz Cappio. O máximo que se ouviu até agora foi a sensata declaração do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, publicada pelo Noblat sábado:
- Essa greve de fome de dom Cappio já foi condenada pelo Vaticano, viola a doutrina cristã, e não vai parar a obra de transposição. (...) - Essa greve denigre a doutrina da Igreja. Mas não adianta porque ele tem idéia fixa, e os hospícios estão cheios de gente assim, estão cheios de Jesus Cristos e de Napoleões Bonapartes.
Com todo respeito a fé dos católicos - minha mãe é uma fiel fervorosa - acho que as palavras de Dom Aldo não deixam dúvidas quanto ao equívoco que representa a atitude de Dom Cappio. A foto acima, do sítio do Bispo, revela o envolvimento dos fiéis pobres com o jejum do religioso, que põe sua própria vida em risco, contrariando preceitos cristãos. Um ato assim se entende vindo de um personagem como Garotinho, mas não se justifica por parte de um pastor sério. Os outros atores políticos que apóiam a atitude do Bispo deveriam ser menos oportunistas e zelar de fato pela vida do religioso, que dizem defender. O argumento de que o São Francisco está em risco é mentiroso e falacioso. Espera-se mais responsabilidade dessa gente, e das instituições católicas, que deveriam defender sua doutrina e agir com mais energia para demover D. Cappio da greve de fome. Que a sensatez se faça presente e que o Bispo - que não é um novo messias e não deve se tornar um mártir por causa tão inconsistente - possa celebrar a vida por muitos anos - com a mesma vitalidade que o velho Chico tem e terá - partilhando a água, fonte da vida, com milhares de outros sertanejos nordestinos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fábio,

Esse é o nosso novo Antonio Conselheiro...uma pena que não "cojones", nem representatividade para partir para a "porrada", porque aí a gente resovia tudo com um ou dois fuzlileiros ou meio BOPE...Os messias de hoje preferem o YouTube ou o Jornal Nacional. Com todo respeito, não dá prá respeitar uma figura dessas...greve de fome no sertão...? Só pode ser sacanagem...


Um abraço.

xacal. o paranormal cético

Anônimo disse...

Fábio, só para consertar... "(...) é uma pena que não tenha "cojones" (...)".

Abraços

Anônimo disse...

Extra!Extra!Extra!,

O jornal a TrolHa com inclusividade, exclusividade, inclusividade, exclusividade...conseguiu um furo quase virg...quer dizer inédito.

O pastor Ano(r)mal, ex-sindicalista, ex-petista, ex-secretário e ex-croto iniciou uma greve de fome para que o governo municipal desvie o curso do paraíba do sul para a comunidade do carvão. Ele alega que essa é a única maneira de resolver o problema de abastecimento daquela longínqua e inóspita região...

Mais informações durante a semana em a TrolHa...

Xacal. Editor e cafetão-chefe da TrOlHa