quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Do Blog do Noblat

Tv Brasil é acusada de censurar entrevista de Protógenes

De Rodrigo Rangel no site da revista ÉPOCA:

Protógenes Queiroz no Roda Viva: TV Brasil deixa de exibir entrevista e recebe crítica dos espectadoresNa noite desta segunda-feira (22), enquanto o programa Roda Viva estava no ar em São Paulo, a página da TV Cultura na internet recebia dezenas de reclamações de telespectadores. As mensagens acusavam a TV Brasil, rede pública de televisão vinculada ao governo federal, de censura.
A razão da chiadeira: a emissora federal, que tradicionalmente retransmite o programa ao vivo, não pôs no ar o Roda Viva desta segunda, que tinha como entrevistado o delegado federal Protógenes Queiroz, responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha. No horário do programa, foram reprisados trechos de um programa destinado ao público jovem.
O delegado Protógenes Queiroz entrou em rota de colisão com o comando da Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça e o Palácio do Planalto logo após a Satiagraha. Protógenes diz que foi forçado a deixar o caso por seus superiores no governo. Eles negam.
Os protestos dos telespectadores eram motivados pelo fato de muitos deles simplesmente não conseguirem assistir à entrevista. Há regiões onde só se consegue ver o Roda Viva por meio do canal público federal.
A TV Brasil, que completou um ano no início deste mês, tem sua programação transmitida em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e São Luís, e também na TV a cabo e na chamada banda "C", captada em todo o país via antenas parabólicas.
A diretora-presidente da estatal federal, Tereza Cruvinel, nega que tenha havido censura. "Ninguém pede mudança na programação aqui na TV Brasil. O governo nem sabe onde é a programação da TV", diz ela.
Cruvinel afirma que, por engano, os encarregados da área de programação imaginaram que a TV Cultura exibiria reprises do Roda Viva neste final de ano – e, então, decidiram substituir a atração pelo compacto de um programa da casa, o "Atitude.com".
Segundo a assessoria da emissora, não há registro recente de outra situação em que o Roda Viva, produzido e gerado pela TV Cultura de São Paulo, tenha deixado de ser retransmitido pelo canal federal.
O Roda Viva é uma das mais importantes atrações da televisão pública brasileira – tanto que, a partir do ano que vem, a TV Brasil passará a pagar à TV Cultura para retransmiti-la. O contrato, que acaba de ser assinado, prevê o pagamento de R$ 2,8 milhões à Cultura, controlada pelo governo paulista.
A TV Brasil informou que, para compensar o "mal-entendido", exibirá a entrevista do delegado no domingo. O horário, entretanto, não estava definido até a tarde desta terça-feira (23).


COMENTÁRIO:
Apesar da expectativa após a dica do Claudio Andrade, não assisti ao Roda Viva na noite de segunda em função de um programa muito mais agradável.
Em função da estranha decisão da TV BRASIL vou ter a oportunidade de assistir a entrevista que valeria até a aquisição do DVD!
Em se tratando de uma TV pública, o episódio é grave e a justificativa, com todo respeito à competente Tereza Cruvinel, é pueril. Responsáveis por programação tão relevante não podem pautar a grade por achismos. Eles não são pagos para "imaginar"! Ademais, ainda que fosse o caso, reprises do Roda Viva são atrações melhores e mais adequadas ao horário do que reprises do teenager Atitude.com.
Para além da reprise do programa, o episódio precisa ser melhor esclarecido e responsabilidades assumidas de acordo com a gravidade do "equívoco".

ATUALIZÇÃO em 26/12 às 16:56
O Blog do Ricardo André também abordou o assunto hoje. Link da Folha Online em seu post dá conta que a TV Brasil exibe a entrevista "censurada" no Domingo (28/12), às 16:00.

Um comentário:

Maycon Bezerra disse...

Mais uma bola fora da TV Brasil. Não resta dúvidas de que uma forte TV pública é necessária no país, de modo a dar início a um processo de limitação da hegemonia midiáticas das grandes corporações do setor, no entanto, os dirigentes da TV Brasil não têm sido capazes de implementar o espírito democrático e progressista que esta emissora teria por vocação. Depois do encerramento do programa noturno "Espaço Público" sob o questionáves argumento da "falta de audiência", agora temos isto. É certo que a TV Brasil tem o direito de ter uma linha editorial (e política) própria, no entanto, esta linha tem se caracterizado por preocupar-se em defender o governo, com ênfase prioritária, das críticas de esquerda, e não tanto, das de direita. Lamentável!