terça-feira, 12 de maio de 2009

É sério?

A iniciativa de LULA na tarde de ontem - quando foi ao encontro de manifestantes que reivindicavam atenção para política habitacional, em frente ao CCBB, onde atualmente despacha o Presidente - registrada aqui pelo Gustavo Lemos (veja aqui), foi destaque hoje na edição d'O GLOBO.
Pois um sutil detalhe chamou atenção deste blogueiro e revela a natureza do PIG e de boa parte da imprensa brasileira.

Na capa, estampada em todas as bancas de jornal, a chamada "Lula enfrenta protesto". Uma foto grande, colorida e central, onde um Lula com expressão fechada e dedo em riste se dirige a um manifestante, e a legenda: "O presidente Lula discute com manifestantes que reclamavam de problemas no programa habitacional do governo. Foi o primeiro protesto que ele enfrentou desde que passou a despachar no CCBB, em Brasília."

Na página 4, acessível apenas aos que tiveram acesso à leitura da edição, num pequeno box - do tamanho da foto de capa - com uma outra imagem -quatro vezes menor, p&b, mas onde um LULA sorridente cumprimenta outro manifestante - um texto favorável assinado por Luiza Damé e a chamada, em outro tom: "Lula surpreende manifestantes. Presidente quebra protocolo e 'ganha' grupo que protestava".

É sério?

3 comentários:

Raskolnikov disse...

É Fabito, tem exemplo mais didático do que esse? Jornalismo canalha e covarde. O Governo Lula não devia ter recuado no propósito de criar o Conselho Nacional de Jornalismo. Saudades de Brizola e sua cruzada permanente contra esses caras...

Anônimo disse...

De fato,observei este enfoque!

Rogério souza disse...

Eu li eu li, dá nojo desta imprensa, antes os caras eram mais sutis com a manipulação, agora estão ficando cada vez mais grosseiros...