terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Belos desfiles ou A força da tradição

Jurado de Escola de samba é mais imprevisível do que árbitro de futebol. Ou nós é que ignoramos os critérios dos quesitos ao contrário das regras da board? Acho que apesar de minha aflorada rabugice, a segunda hipótese é mais provável.
Ainda assim, nós, diletantes amantes do samba e das fabulosas agremiações carnavalescas do Rio sempre ficamos insatisfeitos quendo os critérios do regulamento da LIESA contrariam nossa leiga apreciação estética, sobretudo quando esta vem acompanhada de uma apaixonada simpatia - que no Rio é quase amor.
Posso estar sendo traído por esses sentimentos - e é provável que a passionalidade aflorada tenha a ver com isso - mas creio intuitivamente que nós que passamos as últimas noites na frente da TV, e sobretudo os felizardos que estavam na Sapucaí, vimos em 2009 um dos melhores desfiles da década.
Impressionante a vitalidade com que as tradicionais Império, Portela, Salgueiro e Mangueira arrebataram a Avenida!
A luz de meu desqualificado juízo, a Escola da Serrinha retoma suas melhores tradições com um desfile enxuto e cheio de vitalidade, na difícil tarefa de abrir os desfiles. O andamento do samba clássico do enredo revisitado intuitivamente me pareceu correto, impressão avalizada pela expertisse de Dudu Nobre. Prova de que sambas bonitos e mais cadenciados ainda tem lugar no Carnaval carioca - sempre acreditei nisso.
E por falar em sambas bonitos. As lendárias Portela e Mangueira truxeram sambas empolgantes que ajudaram a trazer pra o desfile a mística dessas tradicionais campeãs. O resto ficou por conta da empolgação dos componentes e da paixão vibrante nas arquibancadas. A incógnita destes desfiles fica por conta das notas de alegoria e adereços, comprometidos pelas dificuldades financeiras das agremiações. Talvez este aspecto seja mais dramático para a verde e rosa, se considerarmos os comentários rigorosos e críticos dos comentaristas da Globo, principalmente sobre os carros alegóricos da Escola.
Fiquei emocionado ao ver na avenida a comunidade do Morro do Salgueiro. Recentemente tive a oportunidade impar de sentir a vibração dela em sua quadra. Ao ver o belo desfile da Academia do samba com toda aquela animação em plena Sapucaí, pensei em como poderia ser bom viver tal experiência. Mas na vida há alegrias das quais não somos dignos...
Gostei muito ainda dos desfiles da Imperatriz - Escola com a qual confesso tenho, ou tinha, certa implicância - e da Vila Isabel, que trouxeram também bons sambas e mexeram com os componentes e o público com referências à suas histórias e tradições.

Nenhum comentário: