quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Viva a Academia!

E a impressão desse diletante blogueiro não estava mesmo tão dissonante da avaliação dos julgadores dos diversos quesitos. Salgueiro, Portela, Mangueira e Vila Isabel tiveram o brilho e a empolgação de seus desfiles reconhecidos e voltam ao Sambódromo Darcy Ribeiro no Sábado para o desfile das Campeãs.
De Parabéns a grande Campeã, Salgueiro! Por coincidência, tive este ano a oportunidade de ir pela primeira vez à quadra da Escola, que volta a conquistar o título depois de 16 anos. Pude sentir o calor - literalmente - e a empolgação da comunidade, mordida pelo vice de 2008. Feliz coincidência, embora por algumas tristes razões não possa no momento me arrogar "pé-quente"...
De todo modo, o "blog vermelho" saúda os tambores da Furiosa bateria.
A grande injustiça ficou por conta da queda do Império Serrano para o Grupo de Acesso. A agremiação teve seu desfile elogiado pelos comentaristas da Globo - que falam com conhecimento de causa - inclusive ao criticar outras Escolas, como por exemplo a minha Estação Primeira. Notas inferiores a 10 para "enredo" e "samba-de-enredo" demonstram ignorância e falta de conhecimento histórico por parte dos jurados convidados pela LIESA. Unidos da Tijuca, Porto da Pedra e Mocidade fizeram desfiles inferiores ao Império. Qualquer uma destas escolas poderia ter caido, menos a agremiação da Serrinha. Creio que Escolas que abrem o desfile são em geral prejudicadas. Devem sofrer com um maior rigor e não há a comparação. Uma pena.
Outra surpresa digna de nota é a qualidade dos sambas-de-enredo deste ano. Além do belo samba reeditado pelo Império, os sambas de Salgueiro, Portela, Vila Isabel e Mangueira estiveram bem acima da média dos últimos anos. Não foi à toa que levantaram a arquibancada!

Nenhum comentário: