sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Charge d'O DIA

4 comentários:

Anônimo disse...

É UMA PENA QUE PESSOAS INTELIGENTES E CONSCIÊNTES COMO VOCÊ SÓ DEMONSTRAR SABER FALAR DE FUTEBOL E OU TEMAS ENVOLVENDO MULHERES BONITAS. SERÁ QUE O BLOG É PARA ATENDER APENAS AOS HOMENS?OU VOCÊ NÃO CONHECE OUTROS ASSUNTOS PERTINETES A CAMADA SOCIAL DE BAIXA RENDA QUE MAL POSSUI ANTENA PARABÓLICA E MAL SAI COM A FAMÍLIA AOS SÁBADOS OU DOMINGOS PARA COMER LANCHE COM OVO NUM BOTECO DESTES DA VIDA. ESTES, MAL CONHECEM O LADO BOM DA PELINCA E SEUS RESTAURANTES ELEGANTES DE TELA PLANA.
PELO QUE SE VÊ, COMO DIZEM, O PT MOSTRA A SUA CARA ATRAVÉS DE SEUS "MILITANTES" PRINCIPALMENTE A DOS MAIS JOVENS QUE MAL SABEM O QUE É A POBREZA E A FOME.

felixmanhaes disse...

Anônimo, não tenho procuração para defender o bloguista. Acho que você está coberto de razão. No entanto, apesar da democratização da internet, fruto do crédito mais acessível na compra de computadores, achamos que aqueles que tem chance de colocar à disposição dos visitantes blogs da nossa terra, com a estruturação do Fábio Siqueira, do Ricardo André, Roberto Moraes, Márcio Fernandes e outros, é uma grande trincheira contra parte da imprensa local, cuja opinião jornalística é em direção e tão somente na proporção direta da entrada de recursos oficiais na sua conta de publicidade. Achamos, também, meu caro anônimo que é através destas intervenções inteligentes e pertinentes feitas a sua é que os bloguistas deverão caminhar nesse sentido da diversificação dos temas. Afinal, temos dois ouvidos - um para ouvir e o outro cuja orelha é para ser puxada. Certamente que o bloguista questionado, ente extremamente democrático, irá lhe responder. É assim mesmo, caro visitante. Temos que aproveitar este meio independente para discutir os temas, para intervir, como você o fez. Como sugestão para outras visitas, gostaria de lhe passar: www.ricandrevasconcelos.blogspot.com, www.marcioffernandes.blogspot.com,
www.robertomoraes.blogspot.com
www.felixmanhaes-conversando.blogspot.com
Participe, visite, serás benvindo. Bom seria que também voce nos deixasse visitar o seu.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Félix, não se aflija!
O blog não media comentários e é extremamente democrático. Aceita críticas - construtivas ou não - e tenta aproveitar o que há de pertinente nelas.
Por isso, vê com naturalidade manifestações como a do(a) comentarista anônimo(a). Acho mesmo que são poucas, em relação ao número de acessos registrado.

Algumas considerações:

1) O blog não destaca a sensualidade feminina em sua pauta -embora nada tenha contra tal atitude. Aqui, as mulheres bonitas aparecem dentro de um contexto, geralmente ligado a algum fato político ou a alguma intervenção na cena cultural ou educacional.
De toda forma, celebrar a beleza feminina não constitui ato chauvinista ou machista. Nem aprecia-la é exclusividade masculina.
Alguns blogs são muito mais enfáticos que este neste aspecto, Toinho de Passira (www.thepassiranews.myblog.com.br), por exemplo. Análise política meio reacionária e sensualidade feminina no limite do bom gosto, mas é interessante (eu acho!);

2)A referência a "PELINCA E SEUS RESTAURANTES ELEGANTES DE TELA PLANA" se refere ao post que se refer à "estréia" do Brasil nas eliminatórias da Copa, eu acho. Então, abordarei aqui dois pontos:

2.1- A creperia em questão é elegante. Mas não se compara aos proibitivos restaurantes sofisticados da confluência com a Formosa - que aliás, se pudesse, gostaria de frequentar. Posso afirmar que a conta não foi muito mais cara que seria um sanduba e um suco na linha proposta pelo(a) comentarista. A "tela plana" não funcionava bem - perdi dois gols do Brasil. E minha família come, nos fins-de-semana uma modesta e honesta pizza!
2.2- O futebol é uma preferência nacional - e não necessariamente masculina, cresce, inclusive, a frequência feminina nos estádios, fenômeno observado também no Arizão. É sobretudo uma paixão. Tem sido objeto de debate na eqipe do blog o espaço do assunto. Pode até diminuir, mas não abro mão, é uma opção pessoal!

3) O blog em si é um veículo de opinião. E ainda que conte com valorosos colaboradores, é reflexo de interesses e da visão de mundo do blogueiro. Assim, nunca terá a amplitude de um jornal e reflete o perfil de quem escreve e lê. Não me sinto constrangido a "fazer média" com ninguém - nem com qualquer classe social - e escrevo para um público bem definido pelas circunstâncias que o Félix já pontuou. Contudo, somos entusistas da inclusão digital e consideramos nosso texto acessível a muitos cidadãos de "baixa renda" - grupo social bem heterogêneo;

4) Por fim, confirmo que , felizmente Seu Amaro sempre me garantiu vida digna e nunca conheci a fome. Mas afirmo que isso não tira de mim a sensibilidade frente a pobreza e a fome. Entre os temas mais abordados aqui estão a educação (instrumento fundamental para o desenvolvimento social) e as políticas inclusivas do Presidente LULA, este sim marcado por uma infância extremamente pobre e exemplo de vida e de compromisso com a justiça social para mim. Não sou hipócrita, mas sou socialista.

Assim creio ter esclarecido ao caro anônimo(a) - que imagino mais próximo do que se possa imaginar - que suas "críticas" na verdade representam apenas pontos de vista e interesses diferentes - o que é extremamente democrático, assim como o acesso é opcional. Do contrário, será apenas preconceito!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Faltou acrescentar que, ironicamente, o comentário veio num post que citou uma charge de um jornal extremamente popular na "camada social de baixa renda"!