segunda-feira, 15 de outubro de 2007

DIA DO PROFESSOR

O blogueiro iniciou o dia hoje sendo entrevistado pelo Jorge Luiz no Programa Café Diário da Rádio Diário FM, justamente para falar de nossa rotina. Vou terminá-lo fechando as notas do 3° bimestre de minhas turmas de ensino médio no Alpha - sempre na última hora!

Na hora de postar essa nota - obrigatória no dia de hoje - em plena correria, confesso que faltou uma boa idéia de texto para suscitar uma boa reflexão aos colegas.

Mas, garimpando na rede, encontrei um comovente artigo da Professora Nita Freire, escrito para mestres muito especiais, que compartilho com vcs em nosso dia:

Ao receber o pedido de Carta na Escola para escrever uma carta aos professores, pensei em escrever a meu pai Aluízio Pessoa de Araújo, a ele como meu “professor” de toda a minha infância e juventude. (...)

No mês em que se comemora o Dia do Professor, pensei também em escrever ao meu marido: a ele e sobre ele, Paulo Freire. Afinal, ele é o mais importante educador da história do Brasil, o pedagogo do mundo, o educador da consciência ético-crítica, como o nomeou Enrique Dussel1. O homem que conheci tão intimamente e sobre o qual posso testemunhar sua grandeza e inteireza, como homem e como educador desde quando ele era ainda um pós-adolescente.

(...)

Minha decisão foi então dedicar minhas palavras a cada um deles dois. Narrar fatos de minha infância que marcaram indelevelmente a minha vida adulta, contar sobre coisas que superaram em importância as matérias escolares...


Leia aqui a íntegra do texto!

Nenhum comentário: