domingo, 21 de setembro de 2008

Mais respeito, por favor!

A campanha pelo voto nulo, articulada aqui na rede pela minha amiga Aucilene e um conjunto de militantes, chegou na manhã de ontem ao calçadão da Rua do homem em pé.
Até aí tudo bem. Embora a campanha não tenha minha adesão, pois não acredito que tenha efeitos práticos na construção da cidadania, é uma manifestação legítima de opinião que deve de ser democraticamente respeitada.
O seu slogan, contudo, se revela agressivo, leviano e desrespeitoso. Os militantes da campanha distribuiam seus panfletos e abordavam os eleitores com camisetas onde se lia: Sou honesto, voto nulo.
Ora, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ou os cidadãos que mobilizam tal campanha tem a arrogância de sugerir que todos que vão sufragar qualquer candidato nas eleições do dia 05 são desonestos, ou foram infelizes na escolha da mensagem!
Reafirmo aqui que também sou honesto - conforme milhares de pessoas igualmente probas que também vão optar por algum candidato no pleito. Certamente todos os seis candidatos à prefeitura de campos tem entre seus eleitores pessoas honestas, ainda que eventualmente equivocadas. Da mesma forma, pode haver entre os que decidirem anular o voto alguém decepcionado por não ter obtido para si algum favor ou vantagem de políticos.
O debate proposto pela mobilização é legítimo, mas não é por aí!

ATUALIZAÇÃO às 23:30
Estive agora há pouco com a Aucilene e ela me esclareceu que a rede pró-voto nulo que ela integra na internet não articulou a panfletagem de ontem, ao menos ela não teve essa informação.
Devem tratar-se então de duas iniciativas distintas, ainda que com o mesmo objetivo.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Sou honesto voto nulo"

Que ridículo, campanhas visam um resultado, um objetivo concreto, o que objetivam os nulistas?

Com esse slogan, só posso supor que estão sendo contagiados pela prepotência e arrogância, caracteristicas naturais do grupo de Arnaldo, veremos então no final do pleito qual será o fim dos arrogantes.

Anônimo disse...

ATENÇÃO

O voto nulo, em branco ou a abstenção, neste momento, só interessa aos grupos de Arnaldo e Rosinha.

Porque, ao votarmos nulo, em branco ou nos abstendo, estaremos diminuindo o universo de votos válidos, o que facilitará para um deles, ganhar no primeiro turno, caso alcancem 50% dos votos válidos mais um.

Portanto, faço um apelo a aqueles que desejam anular o voto, votar em branco ou se abster, no primeiro turno, vamos deixar para fazer isso no segundo turno.

No primeiro turno, vamos todos votar em Professora Odete e tentar leva–lá ao segundo turno. Caso não consigamos, ai sim, vamos todos anular o voto, votar em branco ou nos abstermos.

Anônimo disse...

DESCULPE, MAS NÃO HÁ MENOR POSSIBILIDADE DE VOCÊ DIZER QUE É HONESTO E VOTA 12, MUDE SUA FRASE PARA ¨SOU DO ESQUEMA, VOTO 12¨.