domingo, 21 de setembro de 2008

CAMPANHA CIDADÃ?

Aproveitando a formação da REDE BLOG, republico nota do dia 11/09, onde sugiro ao Judiciário local medidas para evitar a prática de "aluguel de títulos" nas eleições do dia 05. Convido os demais blogs da REDE a aderirem a campanha:

O blog Eu penso que..., do Ricardo André nos informa que o TRE-RJ pretende coibir o uso de câmeras - inclusive celulares - nas seções eleitorais no pleito de outubro. A correta iniciativa visa evitar que eleitores sejam coagidos por quadrilhas a apoiar seus candidatos na capital.
Seria bom que, por aqui, os Magistrados responsáveis pela eleição em Campos adotassem uma providência básica que pode ser fundamental para conter outras quadrilhas que operariam um esquema fraudulento que, segundo denúncias, funcionou ativamente aqui nos últimos pleitos: o "aluguel" de títulos. Basta que os responsáveis pelas zonas eleitorais da cidade recomendem aos mesários a obrigatória apresentação de documento de indentidade COM FOTO no ato da votação.
Parece óbvio, mas é uma questão que há muito tempo me incomoda. Há quatro ou cinco eleições, ou seja, há mais ou menos 10 anos, apresento voluntariamente minha identidade para os mesários da minha seção, quase como uma provocação, e eles reagem sempre com uma desatenção e um desinteresse preocupantes. Já observei, percorrendo várias seções de diversas Zonas, que tal comportamento é generalizado e que os eleitores votam facilmente apresentando apenas um título eleitoral. Paripassu, no Boulevard são apontados - embora não haja provas - vários "agenciadores de títulos", figuras conhecidas da política local.
A obrigatoriedade da apresentação de documentos de identidade com foto é uma providência simples que pode reduzir os riscos a democracia representados por tais denúncias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fabio, é comum também na periferia os cabos eleitorais utilizarem crianças para vigiar o voto.

A pessoa que vendeu o voto entra na seção de mãos dadas a uma criança, aparentando ser seu filho, são crianças que apesar de bem novas são espertas, recebem para apenas ver se a pessoa estará votando em determinado candidato, geralmente utilizam as mesmas crianças entrando na seção acompanhadas de pessoas diferentes.

Anônimo disse...

Vou ficar de olho numa menininha que aparece na televisão. Ela realmente é muito esperta.